Mais de 170 pessoas participaram da Aula Inaugural da Especialização em Gestão de Políticas Públicas para Educação Híbrida, oferecida pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) para integrantes da Rede de Inovação em Educação Híbrida (RIEH). O evento on-line, transmitido ao vivo a partir do Núcleo de Inovação da UFAL (o primeiro da RIEH), aconteceu na sexta-feira, 01 de março, e teve como tema “Potencialidades e Desafios da Educação Híbrida”.

Dando as boas-vindas aos alunos, que são integrantes da RIEH dentre os 24 Estados brasileiros aderentes à rede, o evento foi aberto pela Coordenadora-Geral de Ensino Médio (COGEM) do Ministério da Educação (MEC) - Profa. Valdirene Alves de Oliveira. Em seguida, compondo a “Mesa de Abertura Virtual” do evento, falaram também o Diretor Geral do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais (NEES) - Alan Pedro; o Coordenador-Geral da RIEH - Prof. Dr. Ibsen Bittencourt; a Coordenadora do curso - Profa. Dra. Luciana Santa Rita (FEAC/UFAL) e a Vice-Coordenadora - Profa. Jeane Felix (CEDU/UFAL).

O palestrante convidado, Profº Dr. Fernando Pimentel - Coordenador Geral da UAB/UFAL, iniciou a Aula Inaugural com a seguinte provocação: “O que esperar da Educação Híbrida nesse imenso Brasil com tantas potencialidades?”. Ele contextualizou a Educação Híbrida como uma estratégia alinhada à cultura digital vigente, mas que também se alinha e atende às demandas pós-pandemia do que chamou de tendência à “desdigitalização da educação”.

O Profº Drº Pimentel também ressaltou a importância de entender o papel do professor neste contexto e destacou a importância de uma atuação como curador dos conteúdos disponíveis nesse universo virtual tão densamente povoado e de poucos critérios. Para ele, este papel tem fundamental importância na educação para a “cidadania digital”, que estaria alinhada à cosmovisão da Ecologia e configurada fora das estruturas eurocêntricas.

O Profº também fez o apelo para que os Núcleos de Inovação da RIEH, que estão se constituindo e se espalhando pelos diversos Estados no país, sejam compreendidos e utilizados como ferramentas que extrapolam o objetivo específico de produção audiovisual, que sejam enxergados e utilizados como espaço de inovação que, de fato, o são.

Já a Profa. Dra. Valdirene Alves de Oliveira encerrou o evento ampliando o impacto da RIEH: “nasce com uma ideia de recomposição de aprendizagem, mas conseguimos perceber que tem uma possibilidade muito maior. Os equipamentos geram um potencial de formação em todos os componentes curriculares. A autonomia e a lógica pedagógica precisam ser consideradas e a rede compreende isso. Mas, considerando a dinamicidade dessas políticas, não temos ainda a dimensão exata de onde ela pode chegar, só aviso que irá afetar cada unidade desta federação.”

A Coordenadora da COGEM também anunciou que a RIEH passará a fornecer kits de equipamentos para transmissão audiovisual também para Escolas (além dos Núcleos de Inovação), especificamente, elegíveis de acordo com critérios de cada Secretaria Estadual e/ou Distrital (SEE). A intenção é fomentar interconexões entre as unidades educativas ou a partir delas, em que eventos on-line e outras iniciativas possam ser ofertadas.

A Especialização em Gestão de Políticas Públicas para Educação Híbrida é uma Pós-Graduação Latu Sensu de iniciativa da RIEH e surgiu como uma estratégia para a consolidação das políticas públicas de educação híbrida em todo o Brasil. O objetivo é qualificar os profissionais envolvidos na implementação e operação da Educação Híbrida em seus respectivos Estados.

A primeira turma da Especialização possui 197 alunos, que foram indicados pelas Secretarias Estaduais e Distrital de Educação. O curso está sendo ofertado por meio da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC) da UFAL. Com uma carga horária total de 360 horas-aula distribuídas ao longo de 12 meses, as aulas estão programadas para ocorrerem até 07/02/2025.

Texto: Assessoria de Comunicação da RIEH